História do Belenenses Andebol

As Origens.

O andebol, na sua variante 11, foi introduzido no Clube de Futebol "Os Belenenses" em 1932 por Acácio Rosa e Domingos Mega. A estreia oficial foi frente ao Sport Lisboa e Benfica, sendo o resultado de 0:4.

Em termos oficiais, o Belenenses disputou o Campeonato de Lisboa na época 1932/33 na 1ª e 2ª categoria. Na categoria principal o 11 belenense alcançou um honroso 4ª lugar da classificação. Somou vitórias frente a Benfica (2:1) e Centro d´Armas e Desportos (4:1); empates com Ginásio Clube Português (1:1), Carcavelinhos (0:0) e Grupo Sport Cruz Quebrada (0:0); e uma única derrota no embate com o Académico Sport Club (0:1).

Na 2ª categoria o Belenenses Andebol sagrou-se campeão de Lisboa, obtendo assim o 1º titulo na temporada de estreia na modalidade. Os Azuis venceram a série que incluía o Centro d´Armas, o Benfica, o Ginásio e o Académico, disputando a final com o Sporting. Após se ter registado um empate a uma bola, o Belenenses venceu a finalíssima por 3:1.

Inscreveram o seu nome na História do Andebol do Belenenses os seguintes jogadores:
Lanceiro, António Torres, Francisco Paulos, Aires Martins, José Carlos, Carlos Francisco, Abílio Nascimento, Cavalheiro Gomes, João Henriques, António Henriques, Agostinho Silva Lopes, Alberto Coelho, José Gonçalves, José da Cruz, António Luís Lucas, Adolfo Rodrigues, Manuel Santos Rodrigues, Augusto Martins, Carlos Moura, Emídio Sevla, Carlos Parga e Victor Mendes Brandão.

O primeiro campeonato de Lisboa.

Depois de uma década de 1930 com classificações entre os quatro primeiros no campeonato de Lisboa, em 1939/40 o Belenenses obtém mais um 4º lugar, e vence as Taças "Natal", "Domingos Pinto", e "XX Aniversário".

Volvidos 9 anos em relação ao início da prática da modalidade no clube, na época 1940/41 o Belenenses sagra-se campeão de Lisboa pela primeira vez. Tratava-se de um dos mais importantes títulos do andebol português, triunfo esse brilhantemente obtido. Em dez jogos realizados o Belenenses venceu oito, destacando-se as goleadas frente a "Os Treze", por 7:2, Marvilense, por 8:2, e Lisgaz por 6:2. Os novos campeões de Lisboa somaram 27 pontos contra os 26 de Sporting e 21 do Lisgaz. A forte equipa belenense venceu ainda as taças "Lisgaz", "Stadium", "Fernando Lago" e "António Dias Torres".
O Belenenses estreou-se ainda no Campeonato de Portugal, eliminando nos quartos-de-final o Académico do Porto (6:3 nas Salésias e 4:4 no Porto), ficando depois isento nas meias-finais. A grande final foi disputada frente ao F.C. Porto, embate esse que os portistas venceram.


Campeões de Lisboa: Acácio Rosa (dirigente), Carlos Moura, António Henriques, Macara, Barcínio Pinto, Folgosa Coelho, Abel Ranito, Jacinto Duarte, Orlando Serra, Nobre da Veiga, Raul Macara, Manuel Seia, Domingos Macara, José Reis, Salgado e Fernando Lago.

Mais Títulos.

A época de 1942/43 consagrou novamente o Belenenses Andebol, mais uma vez Campeão de Lisboa. Tal como havia sucedido dois anos antes, o Belenenses domina o campeonato lisboeta, onde soma 27 pontos. Em 10 jogos, o 11 belenense venceu oito e empatou um, marcando 77 golos. Vence ainda todos os torneios em que participa, entre os quais a Taças "Preparação", "Joaquim Rodrigues", "Raúl de Oliveira", "Associação", "Lealdade", "Joaquim Rio" e "Tomé Feteira".

Depois de incidentes no Campeonato Nacional da época de 1941/42, o Belenenses não participou na prova no ano seguinte.


Campeões de Lisboa: Natividade, Jacinto, Ranito, Figueiredo, Adelino, Valério, C. Sousa, Lago, Macara, Vicente e Miguel.