Belone Moreira e Ruben Pacheco brilham na selecção

A selecção de sub-20 de Portugal venceu a Eslováquia por 24:30 (10:14 ao intervalo), em jogo a contar para o Europeu desse escalão. Sendo assim, a equipa lusa garantiu desde já a passagem a próxima fase da competição e um lugar nas oito melhores selecções europeias. Os próximos adversários serão a Alemanha e a República Checa.

No embate que se disputou na Roménia estiveram em destaque Belone Moreira e Ruben Pacheco, duas apostas da secção de andebol belenense para as próximas temporadas. Belone Moreira, ponta direito oriundo do Passos Manuel, foi um dos melhores marcadores lusos tendo apontado quatro golos. Já Ruben Pacheco, central de 20 anos contratado ao Sporting, exibiu-se a bom nível na organização do jogo lusa, tendo facturado numa ocasião.

Rolando Freitas, seleccionador nacional, em declarações no final do encontro, afirmou:

"Foi um jogo de muita tensão mas que sabíamos, desde o início, com mais certeza de que podíamos vencer, porque estava num pote mais perto do nosso. Com o evoluir dos acontecimentos, a Eslováquia acabou por se revelar um adversário muito duro, muito difícil e tornou-se complicado, a certa parte, aguentar a brutalidade do jogo. Entramos muito bem, defendemos muito bem e conseguimos fazer contra-ataques e estas três "armas" traduziram-se na vitória. Houve um momento do jogo em que a Eslováquia recuperou e conseguiu chegar ao empate (10-10), mas reagimos muito bem e chegámos ao intervalo a ganhar por 4. Depois a segunda parte vencemos com naturalidade". Ao que acrescentou já depois de terminado o decisivo Dinamarca vs Rússia que os dinamarqueses venceram: «Estou muito satisfeito por estarmos entre os oito primeiros. Portugal, nas três participações anteriores, o melhor que conseguiu foi um 7.º lugar, num campeonato disputado por 12 selecções. Estávamos num grupo difícil, tivemos de afastar a Rússia."

O próximo jogo da selecção portuguesa é já na terça-feira, dia 29, pelas 17h00 locais, com a Alemanha.